Eu voto todo dia, a todo momento!

Você já pensou em quantas decisões você toma por dia?
Muitas vezes pensadas e outras automáticas.

Quando você pensa, considera, qualifica, ainda que não seja a melhor decisão, ao menos houve um processo que onde houve uma ponderação e uma escolha.

Mas, nas decisões automáticas, que são muitas no dia-a-dia, você não precisa pensar, é algo como respirar ou dirigir, pagar um ônibus com bilhete único ou pagar contas no caixa do mercado com cartão e pronto!

Você já tentou contar quantas oportunidades de mudar deixamos passar por fazermos coisas automáticas ?

As empresas agradecem quando conseguem fazer que os produtos pulem nos carrinhos de mercado sem que o consumidor nem pense…

Seu dinheiro é como um voto seu !

É possível acompanhar cada Real dado na aquisição de produtos verificar que todos eles só sobrevivem porque alguém mantém ele vivo, através da compra.

Cada Real dado na sua aquisição, é um voto na sua manutenção.

Quantos produtos existem ainda que não deveriam existir?

Quantos deixaram de existir e deveriam ainda estar disponíveis?

Qual o fator que mais influenciou no sucesso de um e fracasso de outros ?

A resposta é simples, você e seu poder de compra, resumindo, seu dinheiro.

Quando o dinheiro sai de sua mão é como um voto, um aceite e um investimento na continuidade de um determinado produto ou serviço.

A conclusão é bastante simples, todas as oportunidades de decisão, principalmente com relação a aquisições é um voto que é feito. Se feito de maneira consciente é um investimento na continuidade da existência deste, se for inconsciente não importa, terá a mesma consequência.

Logo, como podemos reclamar de algo, que não gostamos, não concordamos e não queremos que exista e continuamos a contribuir com sua perpetuação através de atitudes inconscientes?

Vamos a um clássico : Não gosto do serviço prestado pelo Metrô, mas, dependo dele para ir ao trabalho, estudar, passear e etc.

É ruim, mas é o que tem, como posso melhorá-lo ?

Existem pessoas que acham que quebrando tudo pode fazer com que a nova versão que será reposta será melhor. Não será, no máximo será igual.

Por outro lado, não dá para deixar de usar o Metrô. Digo, não dá para deixar de contribuir com sua existência através do pagamento da passagem, pois não tem alternativa de não pagar a não ser se não utilizar. Errado.

Há muito tempo, antes de a sociedade estar em rede, já foram instituídas maneiras de não investir em coisas que não seriam boas e que se não fossem tomadas medidas as consequências se agravariam, por exemplo, trânsito de veículos.

Qual foi a solução do governo para a redução do investimento de cada cidadão no trânsito cada vez mais caótico ?

Rodizio! Simples assim, diminui-se a quantidade de veículos para 20% em teoria nos horários de maior necessidade, forçando os cidadãos a não investirem seu dinheiro, leia-se combustível e veículos no aumento do trânsito.

A outra solução é aumentar o custo do investimento de forma a não ser mais atrativo, como um pedágio urbano, aumentando o custo, que junto com o combustivel, o veículo e tempo acaba inviabilizando o uso de veículo.

Que tal demonstrar através de uma escolha consciente quais as coisas que devem ser melhoradas e quais não devem.

A solução é a organização coletiva em torno de uma escolha consciente dirigindo seu poder de investimento na direção que achamos melhor.

Que tal deixar de investir em metrô e usar ônibus ou transporte solidário ?

Pegue o número do CPF e da mesma forma que o rodízio de carros deixe de usar o Metrô no dia do final, se for o mesmo que o rodizio de seu carro ou se não tiver carro, procure organizar ou fazer parte de um grupo de transporte solidário de outra forma use onibus.

Este é apenas um exemplo de uma situação que poderia ser extrapolada para muitas outras escolhas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s